Pular para o conteúdo principal

Que saudade

Dizem que relembrar o passado é sofrer duas vezes, mais tem lembranças que se tornam eternas. Como posso deixar no esquecimento minha infância ,e com ela os melhores momentos de minha vida ao lado de meus pais e meus irmãos.

Que saudade! Que saudade quando acordava pela manhã e ficava ouvindo ao longe a voz de meus pais conversando na cozinha, ao lado do fogão, tomando chimarrão, que saudade da voz de meu pai de segunda a sexta me chamando para trabalhar às sete da manhã [filho ta na hora]. Que saudade do barulho de seu chaveiro que carregava na cinta e anunciava que ele estava vindo junto de seu cachorrinho [bilizeu].que saudade de nossas pescarias,de quantos bagres pegamos juntos,de nossas pescarias de lambaris,de quando eu chegava da escola e o via macetando chumbada,no trilho da estrada de ferro,e logo eu ia perguntando se iríamos pescar,e ele com um jeito de quem não queria, dizia :podemos ir mais esta ventando do mar,e este vento não é bom para peixe,mais na verdade ele estava doido para ir posar na barranca do rio. Que saudade de ver minha mãe e minha irmã arrumando nossas tralhas para irmos pescar,Que saudade de suas historias de quando trabalhava na estrada de ferro,de suas pescarias,das caçadas de tatú, de sua briga no baile ,historias de seus irmãos ,de sua mãe e seu pai.Das vésperas de natal,quando ele levantava tomava banho vestia sua melhor roupa,se perfumava e íamos temperar as carnes ,para então assarmos tomando uma cervejinha.Que saudade de seus conselhos,de quando chorou ,só porque eu tinha apanhado na rua,de meu primeiro carro que meu pai e minha mãe me deram,que saudade das noites que passamos acordado jogando truco,com meu irmão Jorge e nosso amigo sobrinho,de seu jeito inesquecível de dar as cartas.que saudades das finais de copa do mundo em que sempre assistimos juntos,e da promessa que fiz a mim mesmo que enquanto meu pai fosse vivo assistiria ao lado dele,todas as copas do mundo,que saudade de minha mãe,se pode-se chamar alguém de santa aqui na terra ,minha mãe foi uma.Saudade de colo,não existirá cama mais aconchegante que seu colo,não existira perfume mais acolhedor do que seu cheiro,saudade de sua comida que embora simples,tinha o melhor sabor que já provei.saudade de sua mão,que muito mais que me segurar,ela me indicava o caminho a seguir,e me dava segurança.que saudade das suas historia de seus antigos namorados,de como juntavam barro colorido para pintar o fogão de barro de seus pais com quem morava, dos bailes que freqüentava,das festas do divino,de nossa chácara aonde nasci.Que saudade quando eu abusava com alguma fruta e ficava com dor de barriga,e la estava minha mãe ao lado do banheiro com uma caneca de chá de losna,de hortelã,ou erva doce ,para me dar e curar minha dor de barriga,mais ela morreu sem saber que na verdade os chás faziam bem,mais o que me curava era a presença dela ao meu lado,de como ficava desesperada quando saia sangue de meu nariz,que saudade de ver ela chegando em minha casa quando eu não estava bem,mais só de ver ela ao meu lado, minha doença já aliviava.Que saudade da tarde ensolarada em que ela passava roupa na mesa,enquanto escutava-mos a radio atalaia,tocando a música [índia] e eu brincava com meu carrinho em cima do caixão de lenha,eu consigo sentir o cheiro que tinha o ar daqueles dias até hoje,que saudade de quando depois de casado quando chegava em sua casa e ela dizia :não sei porque,foi o filho que mais me judiou,mais como gosto desse fião.[era assim que ela se referia a mim para dizer [filhão].Que saudade do orgulho que ela tinha quando andávamos abraçados,de quando ao trocar de carro levava ela para dar uma volta e ela dizia que o carro era tão macio,que dava para andar com um copo de água na mão.Que saudade das balas que dava para meus filhos,mais acabava agradando a mim,sei que é tarde demais para sentir saudade,pois tive todo o tempo do mundo para matar esta saudade,mais subestimei o tempo,achando que ainda era cedo,mais o criador ,aquele que nos da a vida,também estipula o tempo em que viveremos na terra,e o tempo de meus pais chegou ao fim ,e não posso me queixar da vida,pois Deus me deu os melhores pais do mundo,que mesmo sem estudos me educaram,me ensinaram a amar a Deus e ao próximo,e se sou o homem de hoje,é porque tive as melhores pessoas que conheci como referencia na minha vida,Meu pai Serafim Diniz e minha mãe Helena P C Diniz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Mulher] ganhando ou perdendo?

HÁ anos as mulheres vêm lutando para conseguirem seu espaço profissional, mais principalmente a luta mais árdua da mulher esta em ser respeitada, no profissional e no pessoal. Concordo veementemente com a mulher em lutar pelos seus direitos, e conquistá-los melhor ainda. Mais o que me preocupa é que na ânsia da mulher querer se equiparar ao homem ela esteja perdendo a sua feminilidade, caracterizada principalmente pela de ser o sexo frágil, o sexo a ser cortejado, admirado, e principalmente respeitado. Muitos podem achar machismo, ou simplesmente loucura pensar dessa forma, mais ao se aprofundar na historia de nossos antepassados veríamos a verdadeira face da mulher, não a mulher submissa que era a escrava do lar, mais a mulher feminina, aquela que era respeitada por se impor respeito a ela. Nos tempos passados para se conquistar uma mulher levava tempos,quando se namorava uma moça o homem conquistava o corpo da moça paço a paço,e cada centímetro avançado era uma vitória, e o prazer q

Impeachment de Dilma

É,abrir o champanhe eles abriram,mais comemorar a nossas custas eles não vão não!A população Brasileira caiu em sí,e resolveu assumir a responsabilidade,Já não é possível mais ficar submisso aos desmando de um governo que apoia corrupto manipulando poderes em  quase todas as esferas,no intuito de abafar investigações para que não chegue a beirar seu quintal ,tarde demais a máscara caiu,alem dos pedidos de impitmam ja feitos no congresso,agora é o povo quem vai exigir,já é febre nas redes sociais o pedido de fora Dilma e leve o PT com você.Certamente com o anseio e pressão  popular instituições como o supremo,assembleia ,câmara dos deputados e senadores terão que se manifestar e tomar partido,ou pagarão o preço amargo do desrespeito pela população,e olha que já faz tempo que estão sentindo falta do ministro Joaquim Barbosa,Pior que isso o povo ja fala em intervenção militar,ou seja chegamos ao ponto de pararmos no tempo,e pensar em regredir ao militarismo,ja que estamos a beira de uma

Nálfragos

Parecia que estávamos bem, viajando em um cruzeiro aonde tudo parecia perfeito, sim com alguns imprevistos porém para tudo achávamos uma solução, quando fomos pegos por uma tempestade vindo da China chamado covid 19, em pleno alto mar. O grande transatlântico chamado mundo naufragou e fomos lançados ao mar, os barcos e coletes salva vidas foram dados aos mais velhos e nós  ficamos a deriva sem saber para onde nadar, vendo amigos e familiares morrerem do nosso lado, e para  os sobreviventes só restou nadar para o horizonte na esperança de encontrar um navio chamado vacina, enquanto que os primeiros conseguem embarcar nesse navio outros nadam e torcem para que logo chegue sua vez de também embarcar e sentir a sensação de estar salvo,  mesmo que durante braçadas de desesperos atrás de ajuda tenha que ver vítimas deste desastre morrerem esperando o socorro que demora chegar.