Pular para o conteúdo principal

Minha gota de contribuição ao meio ambiente


Assistindo o programa da Ana Maria Braga exibido no dia 01/02/2012 ,falando a respeito das sacolas plasticas nos supermercados de São Paulo me senti na obrigação de enviar este Email para ela,mais para ter certeza que esta idéia não passe despercebida resolvi postar em meu blog o teor na integra da sugestão ,para que possa ser discutido no sentido mais amplo por toda a sociedade !( Bom dia Ana, embora eu não acredite que você irá ler minha sugestão, resolvi escrever para eu ficar com a idéia da historia do beija flor,que uma gota é pouco mais pelo menos estou fazendo a minha parte;assistindo seu programa sobre as sacolinhas plásticas recicláveis  ,e vendo a enorme vontade sua em dar  a contribuição ao meio ambiente me veio a idéia em dar minha contribuição com o meio ambiente,porem peço para que estude minha idéia com carinho e sugira para que algum seguimento governamental torne lei .A idéia é simples mais com grande chance de dar certo,e sem dar prejuízo nem ao comerciante nem ao consumidor ,trata-se de acrescentar a cobrança de R$ 0,5 centavos por cada garrafa de refrigerante descartável ,porem com a obrigação de criar um posto de recolhimento destes produtos  pagando o mesmo valor pela unidade de garrafa devolvida ,só que em vale compra no mesmo estabelecimento. Da mesma forma seria com as sacolinhas descartáveis cobraria-se R$ 0,2 centavos por unidade  na hora da venda e criaria um posto de recolhimento que pagaria o mesmo valor em vale compra,lógico que tanto a garrafa como a sacolinha só seria aceita se limpa,e estes produtos estariam sendo encaminhados para reciclagem  e não voltariam de imediato para uso no estabelecimento.Esta medida faria muito mais que retirar estes produtos de circulação ,eles retornariam mais rápido a reciclagem,retornariam ainda limpos,não daria prejuízo financeiro nem ao fabricante de plástico,nem ao consumidor,e ainda influenciaria as classes mais humilde e a crianças em colher ,lavar e entregar em supermercados em troca de vales compras que serão revertidos em produtos que passam desde simples doces até carnes ou até mesmo o próprio refrigerante,fechando o ciclo,com a grande vantagem todos sairiam ganhando,industria ,governo,população,supermercados ,e principalmente o meio ambiente,tudo isso com a certeza de cem por cento que os estabelecimentos não estariam perdendo em pagar em vale compras pelos produtos retornados,pois já foi cobrado o valor da embalagem na hora da venda e ainda ele terá o lucro na hora de entregar o reciclado para industria.Ana tenho tanta convicção que esta minha idéia dará certo que estarei postando no youtube  como uma forma de pressão as autoridades para que estudem esta idéia.(Idéias e vontade nós temos,só faltam pessoas que acreditem nelas).Beijos Ana

Comentários

guímel disse…
Caro Elias!

Concordo e apóio essa ideia que, poderá virar projeto de lei.

Abraços
Vilson disse…
Concordo com a sua idéia.
Agora quanto as sacolas plásticas...
Esta onda de retirar as sacolas plásticas de circulação me traz algumas questões que ficam martelando aqui dentro:
• Se eu não tiver a sacola plástica para colocar o lixo terei de comprar mais saco de lixo, que ganha com isso? Resposta: o supermercado que aumentará a venda de saco preto de lixo.
• Se eu continuar a ter a sacola plástica quem perde com isso? Resposta: o supermercado que tem de comprar a sacola.
• Se ao invés de usar a sacola plástica eu uso o saco preto, onde o meio ambiente ganha com isso?
• Será que essa história é um conto de carochinha para os supermercados ganharem demais ou eu sou um cara muito mal informado?
Este comentário foi removido pelo autor.
Essa ideia é mto boa,
Eu acho que vc poderia fazer um slide ou vídeo e mandá-los para seus amigos, assim mais gente fica sabendo e leva sua ideia a sério.

Postagens mais visitadas deste blog

[Mulher] ganhando ou perdendo?

HÁ anos as mulheres vêm lutando para conseguirem seu espaço profissional, mais principalmente a luta mais árdua da mulher esta em ser respeitada, no profissional e no pessoal. Concordo veementemente com a mulher em lutar pelos seus direitos, e conquistá-los melhor ainda. Mais o que me preocupa é que na ânsia da mulher querer se equiparar ao homem ela esteja perdendo a sua feminilidade, caracterizada principalmente pela de ser o sexo frágil, o sexo a ser cortejado, admirado, e principalmente respeitado. Muitos podem achar machismo, ou simplesmente loucura pensar dessa forma, mais ao se aprofundar na historia de nossos antepassados veríamos a verdadeira face da mulher, não a mulher submissa que era a escrava do lar, mais a mulher feminina, aquela que era respeitada por se impor respeito a ela. Nos tempos passados para se conquistar uma mulher levava tempos,quando se namorava uma moça o homem conquistava o corpo da moça paço a paço,e cada centímetro avançado era uma vitória, e o prazer q

Impeachment de Dilma

É,abrir o champanhe eles abriram,mais comemorar a nossas custas eles não vão não!A população Brasileira caiu em sí,e resolveu assumir a responsabilidade,Já não é possível mais ficar submisso aos desmando de um governo que apoia corrupto manipulando poderes em  quase todas as esferas,no intuito de abafar investigações para que não chegue a beirar seu quintal ,tarde demais a máscara caiu,alem dos pedidos de impitmam ja feitos no congresso,agora é o povo quem vai exigir,já é febre nas redes sociais o pedido de fora Dilma e leve o PT com você.Certamente com o anseio e pressão  popular instituições como o supremo,assembleia ,câmara dos deputados e senadores terão que se manifestar e tomar partido,ou pagarão o preço amargo do desrespeito pela população,e olha que já faz tempo que estão sentindo falta do ministro Joaquim Barbosa,Pior que isso o povo ja fala em intervenção militar,ou seja chegamos ao ponto de pararmos no tempo,e pensar em regredir ao militarismo,ja que estamos a beira de uma

Poligamia SIM ou NÂO

Este assunto é muito polêmico, mais gostaria de ver mais pessoas debatendo expressando suas opiniões, se favoráveis ou contrarias, pois em minha opinião, que pode não ser a correta, está mais que na hora de começarmos a discutir o fim da lei que trata o casamento entre um homem e duas ou três mulheres ser crime de poligamia, e liberar que tanto o homem quanto a mulher possa casar com mais de um parceiro do sexo oposto, desde que aja concordância pacifica de ambos. Eu sei que neste momento deve ter homens interessadíssimos no assunto e mulheres querendo parar de ler o texto por achar ridículo, indecente e imoral este pensamento. Se eu consegui estas reações já estamos evoluindo no assunto, mais vou expor os motivos que fizeram mexer neste assunto; No ultimo senso feito no Brasil foi constatado que existe 4milhões de mulheres a mais que homens, a prostituição feminina aumenta dia após dia (sendo que a razão alegadas pelas prostitutas para sua profissão é situação financeira)o índice de d