Pular para o conteúdo principal

Idoso na fila do banco

Um dia desses eu estava na fila de um banco quando uma pessoa com mais de sessenta anos se aproximou do caixa para fazer sua transação,e logo veio mais duas pessoas na mesma faixa de idade,ultrapassando todos que ali se encontravam na fila pois tinham preferência garantidas por lei,quando uma pessoa do sexo masculino que estava a minha frente esboçou uma reação de repudio,dizendo;desse jeito a fila não anda mesmo pois agora todos os velhos resolveram chegar junto ao caixa ,porem uma outra pessoa que se encontrava ao lado desse senhor argumentou com toda a educação e simpatia com um tom sorridente;pare de se incomodar com os velhos,você já parou para pensar que o que eles estão fazendo é garantindo o direito e respeito para nosso futuro,pois com certeza ficaremos velhos e não nos sentiremos bem se formos tratados da maneira que você acha hoje.Acho que se tinha mais alguém que tivesse alguma coisa contra este direito que o idoso tem no banco,mudou de opinião na hora,e eu lógico acumulei mais uma lição de vida,pois na verdade é o que se mais vê hoje em dia é a falta de respeito com as pessoas idosas,o ser humano é capaz de reconstruir um carro com mais de oitenta ,cem anos,e ficar o resto da vida lustrando e cuidando desse bem material,porem idosos são tratados como descartáveis ,com um pensamento hipócrita de que já não prestam para nada ,apenas para dar despesas com medico ,isso quando não são colocados em um asilo para esperarem a morte.Com tanta injustiça e maus tratos aos idosos ate parece que descobriram a fonte da juventude ,e que jamais envelhecerão ,não precisarão de médicos ,não precisarão de bancos,não precisarão atravessar a rua,não precisarão do INSS,não precisarão de amor,carinho e pelo menos um pouco de atenção.Sim bom seria se descobríssemos mesmo a fonte da juventude, mais a realidade é outra,seremos os idosos de amanhã se conseguirmos chegar até lá,pois a coisa que não paramos para ver é que alem de tudo, velhos são heróis de guerra que travaram uma grande batalha na vida para criar seus filhos e netos ,e conseguir conhecer seus bisnetos e chegar vivos até aqui.Quando vamos dormir não queremos uma cama macia ,limpa e bem arrumada,para ali descansarmos de um dia de trabalho?Porque não começamos a preparar um lugar digno para descansarmos quando mais velhos, então está mais que na hora de prestarmos mais atenção em defender, revindicar respeito, sermos solidários, ajudarmos um idoso a atravessar a rua, dar lhe um bom dia, educar nossos filhos a terem respeito e admiração pelo idoso, a tirar proveito do que mais valioso uma pessoa mais velha pode oferecer, conhecimento!Quem sabe se começarmos hoje despertar esta consciência em nossos jovens não seremos tratados com dignidade e respeito no futuro, pois provavelmente se conseguirmos chegar até lá, naquela fila dos idosos tem um lugar esperando por nós.

Comentários

guímel disse…
Caro Elias!

Texto conscientizador! O desrepeito e o descaso é imenso para com os idosos. Existe o fator cultural de não educar desde cedo e o da índole da pessoa em não respeitar. Sabendo-se que a diferença é apenas o número de anos vividos.
A sabedoria adquirida pela experiência de vida é maravilhosa e, temos muito que aprender. Afinal, daqui a pouco estaremos lá na fila!

Beijos
Elias,

Muito interesante o seu blog, infelizmente existem pessoas que esquecem que um dia irão ficar velhos , é desumano a falta de respeito com os idosos.

Abraço,
Régia. (nossaestrelanoceu.blogspot.com)

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a culpa do Brasil não dar certo

Sempre estamos nos fazendo de vitimas, que somos roubados e logrados pelos políticos, que sobe isto, sobe aquilo e que o brasil não tem jeito mesmo, no entanto o que não admitimos jamais é que somos massa de manobra, somos usados, enganados e ainda chegamos a incredulidade de discutirmos politica como alguém que entende do assunto. Sim a grande parte da população brasileira é analfabética politica, uns pela necessidade vendem seu voto por algum tipo de agrado em época de eleição, outros pela amizade ,outros pela beleza do candidato, ou seja por qualquer motivo mas jamais valorizam seu voto com um objeto de transformação, como uma forma de punição, por falar em punição, é uma das coisas que politico não sabe o que é, pois quando são acusados de alguma irregularidade conseguem até reinventar a escrita, ou a roda mas provam que os milhares de reais ou dólares na cueca não estavam escondidos porque eram roubados e sim estava...

Deixe marcas

  Nossa passagem pela vida não pode ser insignificante,  o universo vive em constantes mudanças, ele nos molda e nós moldamos ele. De que adianta passar pela vida sem deixar marcas ou lembranças. Tentamos fazer as coisas corretas, mas erramos também, e nessa caminhada dias vem e dias vão e quando partirmos  que lembrança terão de nós, por quanto tempo seremos apenas uma foto na estante, por isso não apenas passe pela Vida, deixe marcas boas pelo caminho, plante uma ou mais árvores, construa algo, comece algo, mesmo que digam que é  tarde demais. Faça coisas para que  digam, aquela pessoa faz falta, como seria diferente se ela estivesse aqui, não deixe o universo perceber que você não faz falta, que sua passagem pela vida foi como a planta parasita que sobreviveu bonita e formosa agarrada a uma árvore, e quando ela morre a parasita padece também. Valorize seu lugar neste mundo, seja grato, e aproveite esse tempo que ainda te resta para ser útil.

Reflexões sobre o tempo

Um dia de trabalho é muito, mais um final de semana de descanso é pouco. Uma noite de sono é pouco, mais uma hora sem sono é muito. Poderia ficar dando inúmeros exemplos de relações do tempo, mais para aonde quero chegar poucos exemplos já bastam. O que os seres humanos estão fazendo com o tempo?A maioria de nós vive fugindo da velhice, mais o que não paramos para notar é que o que fazemos é acelerar o tempo cada vez mais, pois quem de nós não disse ou pensou um dia, como o tempo demorava passar quando éramos jovens. Então o que esta acontecendo para que o tempo esteja passando tão depressa, se o dia continua tendo 24 horas, o mês 30 dias e o ano 365 dias?O que acontecia é que quando jovens não tínhamos tanta responsabilidade e aproveitávamos mais o tempo ,por exemplo  na aflição  louca de chegar o final do mês para recebermos nosso salário,esquecemos de aproveitar do que com ele conquistamos,e tão logo recebemos já começamos a fazer as contas de quantos dias faltam para cheg...